quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Acción Mutante (Espanha, 1992)

Filme: Acción Mutante / Ação Mutante
Diretor: Álex de la Iglesia
Ano: 1992
País: Espanha
Duração: 90 minutos
Elenco:  Antonio Resines, Álex Angulo, Frédérique Feder


O filme se passa no distópico futuro de 2012, onde a polícia é opressiva e violenta com a parte mais pobre e feia da sociedade. Até aí não temos tanta ficção. 

Ação Mutante é um grupo terrorista formado por pessoas deformadas, deficientes e mutantes. Eles são vistos como o lixo de uma sociedade que valoriza em demasia a beleza e o corpo. Eles não querem cheirar bem nem serem magros neste mundo dominado por filhinhos de papai bonitos, anúncios de água mineral, cosméticos, aeróbica e todas estas bobagens. Cansados de tudo isso, o grupo ataca personalidades conhecidas pela aparência. Atrapalhados e pouco espertos, geralmente suas investidas de sequestro são mal sucedidas e acabam matando acidentalmente estas pessoas.


No início, após um das tentativas frustradas de sequestro, um programa de TV apresenta os integrantes e os crimes cometidos pelo Ação Mutante. O grupo é composto por gêmeos siameses, um sujeito sem as pernas que fica flutuando, o idiota com força sobre-humana, e Ramon, o chefe que acabara de sair da prisão. O filme realmente tem início com a divertida música da banda Def Con Dos em forma de videoclipe, com imagens do grupo terrorista.

Durante o seu tempo na prisão, Ramon planeja entrar na festa de casamento de Patrícia,  filha de Orujo, um milionário da indústria alimentícia, e sequestrá-la para pedir seu resgate.


Eles entram com o bolo de casamento como um cavalo de Troia, com um dos seus dentro do bolo. Após algumas trapalhadas, ocorre um massacre, matando praticamente todos convidados e conseguindo com sucesso realizar o sequestro.


< Spoilers >

Porém, as coisas não correm como o planejado. O ganancioso Ramon engana os demais, dizendo que o valor do resgate é 10 milhões, mas eles vêem na TV que o valor seria 100 milhões. Além disto, após a conclusão do sequestro, Ramon, assim como a sociedade, quer descartar os integrantes do grupo. Misteriosamente eles vão sendo mortos, servindo de comida para o selvagem e grotesco "gato" de estimação deles, ou sabotando-os, até que ele mata um dos gêmeos siameses. 


A nave é explodida por Orujo caindo no planeta Astúrias, local onde não existe mulheres, o que faz com que Patrícia seja disputada pelos habitantes do local. 
Alex, o gêmeo remanescente, irá buscar vingança e tentará conquistar o coração de Patrícia. Detalhe para o gêmeo morto que é descaradamente substituído por um cômico boneco que é arrastado de um lado para outro por Alex.


Por fim há o confronto com Orujo, o maluco ditador capitalista que não aceita pagar o resgate da própria filha, mostrando-se ainda pior que o próprio sequestrador. Ela mesma, conhecendo o pai, prefere ficar com o sequestrador. Tudo isto é televisionado como um espetáculo qualquer, com direito a apresentador. 

O filme termina de uma forma decepada e romântica após a ação violenta da polícia.

< Fim dos spoilers >


O filme tem um roteiro bastante original e criativo, criando um universo particular com lugares, medidas e moeda fictícios. É repleto de situações exageradas de humor negro e críticas, tanta para a ditadura da beleza, a mídia, a polícia, quanto para oprimidos que tornam-se opressores, tornando o filme sempre atual. Os efeitos são bem feitos, dispensando truques de computação gráfica, com um orçamente razoavelmente baixo, estimado em $ 2.5 milhões. Alguns elementos do filme lembram o estilo do cinema do holandês Paul Verhoeven, principalmente Robocop e Tropas Estelares.

Ação Mutante foi o primeiro filme dirigido por Álex de la Iglesias este que conta com a produção de Pedro Almodóvar. Álex dirigiu em seguida o ótimo O Dia da Besta (El Dia de La Bestia, 1995).

O título do filme também inspirou o nome da banda alemã de crustcore/grind Accion Mutante, muito boa, por sinal.

Mais um bom filme que não foi lançado no Brasil em DVD. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário