quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Juan de Los Muertos (Cuba, Espanha, 2011)

Filme: Juan de Los Muetos / Juan Dos Mortos / Juan of the Dead
Diretor: Alejandro Brugués
Ano: 2011
País: Cuba / Espanha
Duração: 92 minutos
Elenco:  Alexis Díaz de Villegas, Jorge Molina, Andrea Duro
IMDb: 6,3


Juan é um sobrevivente, que ao invés de ir para Miami trabalhar, como fazem muitos cubanos, prefere ficar em Cuba em busca de oportunidades e vadiando, um direito básico. Ele vai levando a vida como pode com suas malandragens, até que certo dia, sua vizinha o chama para averiguar seu marido, que possivelmente está morto. Mas o homem volta a vida e tenta atacar Juan que se obriga a pedir ajuda para seu amigo trapalhão Lazaro e Vladi Califórnia, o filho deste. Lazaro, com seus dedos leves, acaba disparando o seu arpão, atravessando o velho e parando em sua esposa, a matando. Mas o velho continua "vivo", andando em direção a eles com o cabo do arpão o atravessando, em uma das mais criativas e divertidas cenas que vi nos últimos tempos. 


Ainda nesta cena hilária os três tentam cravar estacas no peito do zumbi, achando se tratar um vampiro. Juan tenta detê-lo com uma cruz e rezando, como se estivesse possuído pelo demônio, mas só surte efeito quando a cruz é batida com força na cabeça do velho morto-vivo, sem saber que se trata de um zumbi. 


Para livrarem-se dos corpos, empacotam a velha e a levam para o elevador. O elevador para na metade do andar e eles a colocam para fora, mas suspeitando que alguém está vindo pelo corredor, fazem, com pulos, o elevador descer, mas o cadáver da velha é cortado ao meio quando o elevador desce.

Mais tarde, em uma manifestação anti-EUA, os zumbis passam a atacar as pessoas, mordendo muitas delas e as tornando também zumbis, espalhando-se rapidamente. Há zumbis, inclusive, nadando e sendo devorados por tubarões, lembrando Zombie, de Lucio Fulci. Há também outras referências à filmes de zumbis, a começar pelo título ao estilo Romero e até ao Fome Animal, quando o padre americano fala a célebre frase: I will kick ass for the lord! 


Enquanto muitos estão indo para Miami, Juan, mesmo com as dificuldades, aproveita para fazer negócio com a situação. Eles abrem o "Juan dos Mortos", cujo slogan é "Matamos seus entes queridos" que, quando chamados, vão às casas matar os zumbis e fazer um dinheiro.
Além do carismático Juan, a equipe é formada também por Lazaro, Vladi, a travesti China e Primo, um grandalhão que tem pavor a sangue e precisa cobrir os olhos. Mais tarde Camila, a filha de Juan junta-se ao grupo. Acabamos simpatizando com os personagens, cada um com suas habilidades, passando por situações divertidas, trapalhadas e sempre tentando tirar vantagem, como quando pegam a cadeira de rodas de um deficiente para carregar caixas de bebidas e o deixam para ser atacado pelos zumbis. Engraçado também é a dança das algemas e o último pedido que Lazaro faz a Juan.


Diferente de muitos filmes genéricos de zumbis que têm saído nos últimos anos, Juan de Los Muertos é bastante criativo e divertido, fazendo uma forte critica o governo cubano, mostrando a coragem do diretor através deste gênero tipicamente norte-americano. Há críticas também para a mídia controlada pelo governo que, neste caso chama os zumbis de dissidentes, como se eles estivessem a serviço dos americanos. Outra possível crítica é para o próprio povo cubano que insiste em tentar a sorte nos EUA, e também os retrata como folgados que tentam tirar vantagem o tempo todo. 

O lado negativo é o uso de CGI em algumas cenas que acabaram não ficando das melhores, mas como é pouco usado, não chega a comprometer este bom filme que termina ao som da impagável versão de Sid Vicious para My Way. 
Juan De Los Muertos é uma co-produção de Cuba e Espanha, escrita e dirigida por Alejandro Brugués, que ironicamente é argentino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário