domingo, 22 de setembro de 2013

Alucarda, La hija de las tinieblas (México, 1977)

Filme: Alucarda, La hija de las tinieblas / Alucarda
Diretor: Juan López Moctezuma
Ano: 1977
País: México
Duração: 85 minutos
Elenco:  Claudio Brook, David Silva, Tina Romero
IMDb: 6,0

Alucarda (Tina Romero) é enviada para um convento logo após sua mãe lhe dar a luz e morrer por forças do mal em uma capela.

15 anos depois, no convento cuja aparência é de uma sinistra caverna, as freiras aparentam usar trapos brancos ensanguentados, como múmias de saia, que mais adiante entenderemos do que se trata. Diferente delas, Alucarda, como boa filha das trevas que é, traja suas descoladas roupas pretas. 

Justine (Susana Kamini), uma jovem inocente, chega ao convento e logo torna-se amiga de Alucarda, e rapidamente a relação vai além de uma simples amizade. Elas vão àquela capela abandonada onde Alucarda nascera e abrem um caixão. Depois disso Alucarda passa a ouvir vozes das trevas. Mal conhecendo Justine, Alucarda já declara seu amor à ela e, com seus corpos nus, fazem um pacto de sangue transmitindo seu espírito satânico à Justine em meio à curiosa figura de um cigano corcunda que surge do nada (diabo?), gerando uma bela chuva de sangue, décadas antes do remake de Evil Dead repetir o feito ou anos antes do Slayer e seu Raining Blood.





Vemos cenas que contrastam o sofrimento e auto-flagelação (o motivo das roupas ensanguentadas) das freiras com a liberdade sexual e prazer do ponto de vista contrário à religião, ambas retratadas de forma um pouco exagerada.


Em uma missa, as duas confrontam a madre superior, questionando deus e suas regras. A primeira ação das freiras é puni-las. Alucarda é obrigada a confessar-se ao padre e diz que ama e valoriza uma vida livre, sem se privar de prazeres, ao contrário dele, que vive baseando-se na morte, fundamentando sua vida no medo, privação e castigo.

Ambas são amarradas em cruzes e é realizado um ritual de exorcismo. Neste procedimento acabam matando Justine. O Dr. Oszek (Claudio Brook, que também interpreta o cigano) intervém, e como homem da ciência, reprova estes atos desumanos, afirmando ser uma demonstração de ignorância e abriga Alucarda em sua casa. 
Há o confronto entre ciência e religião e o médico busca através da razão explicar os fenômenos. Mas, como a ciência nem sempre explica tudo, o médico, infelizmente, ao ver a cabeça de uma freira morta continuar movendo-se, alia-se aos religiosos para impedir que Alucarda possua a sua filha.


Na capela encontram Justine nua e banhada em sangue dentro de um caixão. Ela ataca uma das freiras fazendo jorrar muito sangue de seu pescoço. Não encontrando Alucarda no local, voltam ao convento.



< Spoilers >

O final é marcado pelo convento em chamas vindo abaixo enquanto as freiras correm desesperadas de um lado pra outro, muita gritaria, crucifixos em chamas e Alucarda, assim como a imagem de cristo, desaparecendo. 


< Fim dos Spoilers >

O filme foi uma adaptação livre de Carmilla, um conto de ficção gótica escrito pelo irlandês Joseph Sheridan Le Fanu e publicado na revista Dark Blue entre 1871 e 1872. Tratava-se de um história de vampirismo e erotismo e foi muito influente, até mesmo para Bram Stoker ao escrever Drácula em 1897 e teve também várias adaptações cinematográficas. 

O diretor Juan Lopez Moctezuma chegou a ser colaborador de Alejandro Jodorovski nos filmes Fando e Lis e o clássico cult El Topo. Seu primeira produção como diretor foi The Mansion of Madness, baseado em Edgar Allan Poe.

Alucarda aborda temas controversos e polêmicos, como possessão demoníaca, críticas religiosas, lesbianismo, ainda mais considerando a época em que foi produzido. É um clássico do cinema de horror e exploitation, podendo ser considerado de certa forma como um nunsploitation, subgênero do exploitation que transgredia os valores e a repressão sexual da igreja católica, com histórias passadas em conventos, repletas de erotismo envolvendo as freiras.

No geral é um bom filme, com boa fotografia interessante. Foi rodado em 1975 no México e nos Estados Unidos e uma curiosidade é que o filme foi falado originalmente em inglês, e depois dublado em espanhol para o lançamento mexicano.

Em 2010 foi lançado o filme Alucardos - Retrato de um vampiro, um documentário sobre dois fãs de Alucarda que tiram Moctezuma do hospital psiquiátrico que estava internado por sofrer de esquizofrenia e mal de Alzheimer, e o ajudam a relembrar de suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário