domingo, 27 de julho de 2014

Bagman: Profession Meurtier (Canadá, 2004)

Filme: Le Bagman - Profession: Meurtrier
Diretor: Jonathan Prévost, François Simard, Anouk Whissell
Ano: 2004
País: Canadá
Duração: 19 minutos
Elenco: Alain Bakayoko, Jimmy Beaudoin, Dave Bellerive, Jonathan Prévost, François Simard, Anouk Whissell
IMDb: 7,4

Um misterioso homem com um saco de pão na cabeça chamado Bagman sem motivo aparente, aparece e mata a todos que cruzam o seu caminho, afinal, esta é a sua profissão. E na tarefa de matar, o nosso "herói" não poupa esforços e usa seu vasto repertório de técnicas e armas para atingir este nobre objetivo, sem para isto, (quase nunca) usar armas de fogo. Ele dá o ar da sua graça após seu nome ser pronunciado três vezes (e nem precisa ser em frente ao espelho). 

A história começa em uma casa, após um aparente massacre, quando um dos sobreviventes chama uma garota escondida pensando que tudo tinha terminado. Tolo. Neste momento Bagman aparece com seu facão e corta o braço do sujeito (num efeito bem tosco) e em seguida, com mais um golpe divide a cabeça de sua vítima (em outro efeito bem tosco). A garota que estava escondida (nem tanto), por algum motivo consegue escapar. Este início não é tão bom quanto o que virá a seguir, portanto, não desista ainda.
Enquanto foge, ela é atropelada por uns gângsters e, após se recuperar, conta sobre o assassino mascarado implorando para que não mencionem o seu nome três vezes. Nada esperta ela. Bagman chega e começa o show! São chamados reforços para contê-lo, o que só faz jorrar mais sangue e aumentar a pilha de corpos.  Somente seus dois últimos oponentes lhe dão maior trabalho: uma atiradora de dardos e o chefão da gangue.





Seu arsenal de ferramentas, que ele tira de sua capa, além do já usado facão, é composto por duas machadinhas, que acabam parando nas nádegas de um de seus desafiantes; uma marreta;  facas; as próprias mãos para esmagar crânios ou arrancar testículos; ele também nos mostra novas utilidades para um guarda-chuva e ainda improvisa usando as tripas alheias como armas. 
Fica claro o baixo orçamento da produção, estimado em $ 2000 dinheiros canadenses, quando se nota o uso de bonecos, máscaras, bolsas de sangue nas mortes, mas que é compensado com muita criatividade, passagens cômicas, alguns clichês clássicos e uma incrível sequência de mortes que resulta em maior diversão do que muitos longas de maior orçamento. 



Bagman fez bastante sucesso na internet, onde era possível ver todo o curta no Youtube. O curta foi produzido pela Road Kill Superstar em 2004, inspirado em um personagem de uma história em quadrinhos criada por François e Anouk, dupla esta que também havia produzido um curta sobre o mascarado, chamado Bagman 2001. Acredito que uma das grandes inspirações foram os clássicos assassinos mascarados dos filmes slasher.
A Road Kill Superstar é um coletivo canadense de Quebec, formado em 2002 e composto por amigos que produzem curtas sangrentos, divertidos e de baixo orçamento, baseados no filmes trash/gore/exploitation dos anos 70 e 80, com grande influência da Troma e Peter Jackson do início. A equipe surgiu pequena, fundada por François Simard, Anouk Whissell e Jonathan Prévost, e depois também Yoann-Karl Whissell, estes que participam de diversas funções nas produções, incluindo a direção, além de serem atores recorrentes em seus curtas. 



Seu primeiro filme foi 2 Morts, de 2002, em seguida veio Bagman: Profession Meurtier, seu maior sucesso.
Outros curtas produzidos pela RKSS foram Chez Tony Spaghetti, Itsy Bitsy Grampy, La Roue Faucheuse, A Winner Is You, Total Fury, Kalashnipot e T Is For Turbo, curta que foi um dos mais votados para integrar a antologia The ABC's of Death, mas não chegou a ser o vencedor.  Também fizeram Red Head Red Dead, Ninja Eliminator I e II, que são espécies de trailers falsos no estilo dos grindhouse.
Devido ao sucesso de Bagman, a equipe chegou a ser convidada para trabalhar com Lloyd Kaufman no filme Poultrygeist, onde desenvolveram os storyboards e auxiliaram nos efeitos especiais.




Quem gosta de trash e gore já deve conhecer este curta, além de outros da produtora. Caso contrário, tem a obrigação de assistir esta viciante e divertida carnificina. Se tiver 20 minutos sobrando e quiser que sejam bem aproveitados, veja ou reveja Bagman!
Posso dizer que foi um dos filmes que me motivou a criar o blog e escrever sobre filmes trash, e já estava na hora de escrever algo sobre ele.

Todo curta está disponível no Vimeo da RKSS:


E também vale a pena conferir o making off:

2 comentários:

  1. Muito bacana esse curta, bem trash do jeito que gosto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais! Cheguei até a mostrar pro meu pai, anos atrás, ehehe

      Excluir