domingo, 29 de dezembro de 2013

Ms. 45 (EUA, 1981)


Filme: Ms. 45 / Angel of Vengeance / Sedução e Vingança
Diretor: Abel Ferrara
Ano: 1981
País: Estados Unidos
Duração: 80 minutos
Elenco:  Zoë Lund, Albert Sinkys, Darlene Stuto
IMDb: 6,8

Thana é uma jovem tímida e muda que trabalha para um estilista. Por onde passa, ela e as amigas são agredidas verbalmente pelos homens. Até que, certo dia após o trabalho, é surpreendida em um beco e a agressão vai muito além da habitual, quando é estuprada por um sujeito. Muito abalada ela chega em casa e como se já não bastasse a terrível experiência pela qual acabara de passar, é estuprada novamente!


Mas desta vez ela consegue reagir, golpeando o homem e o matando com um ferro de passar. A imagem do primeiro agressor vêm à sua mente e rapidamente ela vai se transformando. Friamente ela corta o corpo do homem em pedaços e vai largando pela cidade enquanto vai se tornando uma justiceira, uma versão feminina do Charles Bronson, matando os homens que tentam abusar dela ou de outras mulheres. Com o restante do corpo de sua primeira vítima Thana coloca no moedor de carne e o oferece para o cachorro da vizinha.


A aparentemente tímida e frágil mulher se transforma em uma femme fatale fria, que se veste para atrair e caçar homens, afinal, as mulheres ainda chamam a atenção principalmente pela aparência. Ela passa a odiar qualquer homem, seja ele um agressor ou não.


< Cuidado, Spoilers >

O chefe de Thana tenta se aproveitar dela e a convida para uma festa à fantasia. Ela aceita pensando em vingança e vai vestida de freira. Na festa ela atrai a atenção masculina e, quando é convidada para ir com o chefe ao quarto, ela inicia por este sua vingança final, mirando e matando todos os homens do local com sua .45 de balas infinitas. Cena esta enfatizada por uma câmera lenta, como já feito no Thriller: A Cruel Picture.


Finalmente ela é apunhalada por uma das mulheres e, ao vê-la, Thana, incapaz de atirar, agora tem voz e fala: "irmã" (e não poderia estar melhor trajada para esta situação) e então morre. 

< Fim dos Spoilers >

Ms. 45 (Sedução e Vingança no Brasil) é mais um filme do chamado rape/revenge, cuja premissa é a vingança de mulheres abusadas sexualmente, onde os principais representantes são o sueco Thriller: A Cruel Picture (1973) e A Vingança de Jennifer (I Spit on Your Grave, 1978). Mostra a violência sofrida diariamente por muitas mulheres, desde o abuso por olhares, piadas e propostas dos próprios familiares ou chefes, até a agressão extrema do estupro, algo assustador e que, infelizmente, não é apenas ficção. Ainda é normal e triste vermos a mulher sendo classificada pela sua imagem, deixando de lado suas capacidades, como sendo apenas um objeto para satisfazer os homens. No filme, não trata-se da disputa entre o bem e o mal. Thana, cansada disto e abalada por tudo que sofrera, quer vingança e acaba vendo em todo homem um inimigo. 

A atriz e também modelo e música Zoë Tamerlis Lund, também atuou com Ferrara em Vício Frenético (Bad Lieutenant, 1992), onde também participou como roteirista. Ela faleceu em 1999 com 37 anos, devido à cocaína.

O filme Machete (2010), provavelmente presta uma homenagem à Ms. 45 na cena em que Lindsay Lohan aparece armada e vestida de freira.

Ms. 45 foi o terceiro filme de Abel Ferrara, com um orçamento superior aos anteriores O Assassino da Furadeira (Driller Killer, 1979), protagonizado pelo próprio Ferrara e o pornô Nove Vidas de Uma Gata Molhada (9 Lives of a Wet Pussy, 1976), seu primeiro longa metragem.

2 comentários:

  1. Um ótimo 2014 e continue com essas resenhas que são simplesmente demais !
    1 abraço.

    FIlmelixo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Fernando! Pode deixar que o blog vai continuar.
      Um ótimo 2014 e muitos filmes lixo pra ti.
      Abraço!

      Excluir