terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dèmoni (Itália, 1985)


Filme: Dèmoni / Demons / Demons - Filhos das Trevas
Diretor: Lamberto Bava
Ano: 1985
País: Itália
Duração: 88 minutos
Elenco:  Urbano Barberini, Natasha Hovey, Karl Zinny


Resumo do filme:
Cheryl é surpreendida no metrô por um estranho mascarado que dá a ela um convite para a exibição de um filme. Ela decide ir e convida a amiga Kathy para ir acompanhá-la. No local, que parece um cinema alternativo com exposições de arte e uma moto (que será muito útil mais à frente), rapidamente formam-se os casais, com a chegada de George e Ken (mania idiota de ficar usando nomes americanos). 

Antes do início do filme, uma mulher coloca uma máscara de metal que há no lugar e acaba cortando levemente o rosto. Quando estão todos em seus lugares, o filme começa. Trata-se de uma história de dois casais que encontram a tumba de Nostradamus e junto dela há uma máscara. Não é preciso pensar muito para adivinhar que alguém irá colocá-la no rosto e, veja só, esta máscara também provoca um corte. Isso acaba transformando o sujeito em demônio que passa a atacar os outros, que sofrerão a mesma transformação.

Eu sou o Máskara!

Deixa ela entrar

Tudo bem, era apenas um filme. Mas, evidentemente, o mesmo ocorre com as pessoas que estão assistindo a este filme. A mulher infectada começa a transformar-se, gerando bolhas no rosto que explodem, seus dentes crescem, os olhos tornam-se demoníacos e forma-se uma baba verde. 

Ela passa a atacar os outros que estão no local, que vão, um a um, sendo possuídos e atacando os demais. Algumas cenas daquele filme (dentro do filme), inclusive, combinam-se com os acontecimentos dentro do cinema. Cria-se um grande pânico e desespero nas pessoas, que não conseguem escapar do cinema.  O grupo decide parar o filme e, para isto, destroem o projetor, o que não tem nenhum resultado.

Rapaziada chegando

Para tornar o filme ainda mais trash, após Kathy ser contaminada e, lembrando o Phantasm 2, um demônio sai de suas costas!




O casal restante, Cheryl e George, protagoniza uma cena de fuga de moto, dando voltas dentro da sala do cinema e cortando cabeças dos demônios com um espada, ao som de Accept. Como se isso não bastasse, um helicóptero, muito convenientemente, cai dentro do cinema!!! Este acaba sendo uma boa arma quando suas hélices giram e decepam os demônios/zumbis que se aproximam.

Iááá!

Agora ficou fácil saírem do recinto, basta usar o prático arpão com cabo de aço que há no helicóptero. Assim eles conseguem subir, mas se deparam com o mascarado do início do filme, que é morto com muita classe, tornando este final ainda mais absurdo, sangrento e divertido. 

Ugh!


Neste momento o filme parece já dar terreno para uma continuação, quando mostra a cidade tomada por hordas de demônios. O casal é socorrido por uma família de sobreviventes e, surpreendendo novamente, temos um ótimo final, não tão feliz.

-------------------------------------------------------------------------------------
Demons é um típico filme de terror oitentista com aquele visual cafona nas roupas e cabelos das pessoas, aquela visão carnavalesca e superficial dos punks, regado com muito hard rock farofa. Um filme simples, mas utilizando uma boa e criativa ideia, repleto de metalinguagens, algumas reviravoltas e situações sangrentas muito divertidas. 

O filme tem ótima maquiagem e efeitos bem empregados para representar a transformação das pessoas, com unhas e dentes crescendo, as mutações faciais e também o ponto principal do filme: o gore! O filme é um prato cheio para quem gosta de pessoas tendo seus corpos rasgados e sangue jorrando, tanto que não foi difícil encher a postagem de imagens bonitas.

A questão de filme dentro do filme em um cinema lembra Os Olhos da Cidade são Meus (Anguish, 1987) do diretor espanhol Bigas Luna, um bom filme e com ainda mais metalinguagem. Outro que vêm a mente também, é o divertido Matinee - Uma Sessão Muito Louca (Matinee, 1993) de Joe Dante.

Demons foi dirigido por Lamberto Bava, filho do mestre Mario Bava, com produção e roteiro de Dario Argento e participação de Michele Soavi (diretor de Dellamorte Dellamore), inclusive atuando no filme dentro do filme e como o homem mascarado. 

Tentando entender a confusão com as sequências:
Lamberto também dirigiu a sequência de Demons, "Dèmoni 2... l'incubo ritorna", de 1986, conhecido no Brasil como Demons 2 - Eles voltaram. O filme é semelhante ao primeiro, mas se passando em um prédio. A partir daí, a numeração de Demons virou uma bagunça. O filme L'ogre (1986), recebeu o nome Demons 3 no Reino Unido. Já em 1987, Bava dirigiu para a televisão o filme "Brivido giallo La casa dell'orco", mas aproveitando a fama da série Demons, nos Estados Unidos saiu com o título Demons 3 - The Ogre e no Brasil como Demons 3 - O Ogro. No Japão, A Catedral (La Chiesa, 1989) de Michele Soavi, também foi chamado de Demons 3. Pra complicar ainda mais, em 1989 Umberto Lenzi dirigiu Demoni 3 - Black Zombies e nos EUA ficou como Black Demons. La Setta (1991) de Soavi virou Demons 4 em alguns países, assim como "La maschera del demonio" (1989), também de Bava, saiu como Demons 5. E pra terminar, "Il gatto nero" (1989), uma adaptação de Luigi Cozzi para O Gato Negro de Edgar Allan Poe, saiu como Demons 6: De Profundis. Um pouco confuso, né? Pois é, segundo o IMDB, foram nos EUA e no Japão que esta franquia (que nem é uma franquia), chegou até o sexto filme, mesmo sem relação nenhuma com os dois primeiros.


Demons é um filme obrigatório para quem gosta e tem saudades daqueles despretensiosos e divertidos trashs dos anos 80. Se ainda não viu, não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário