domingo, 20 de abril de 2014

The Brain From Planet Arous (EUA, 1957)

Filme: The Brain from Planet Arous / O Cérebro do Planeta Arous
Diretor: Nathan Juran
Ano: 1957
País: Estados Unidos
Duração: 71 minutos
Elenco:  John Agar, Joyce Meadows, Robert Fuller

O cientista Steve está fazendo experimentos em seu laboratório e percebe sinais estranhos de radiação vindos do Monte Mistério. Ele vai junto com Dan, seu assistente, averiguar o que se passa por lá. 
Ao chegarem lá, se deparam com uma caverna que até então não existia no monte. Lá dentro encontram com um cérebro gigantesco e translúcido com olhos e incrível poder, capaz de atordoá-los instantaneamente. Enquanto Dan morre queimado pela radiação, Steve passa a ser o hospedeiro do cérebro maligno, chamado Gor. 

Uma semana depois ele volta para casa controlado por Gor, que se mostra bastante safadinho com Sally, a noiva de Steve, como se nunca tivesse visto uma mulher. Mas como corpos femininos não existem no planeta Arous, de onde ele veio, é até bem compreensível. 
Sally acha que ele têm agido de forma estranha e agressiva, e que ele está cada vez mais obcecado por dinheiro e poder.


Quando ela e seu pai vão até a montanha investigar o que poderia ter acontecido, encontram o corpo de Dan e surge outro cérebro de Arous, Vol, que conta que Gor é um ser mau que havia fugido de Arous.

Nos momentos em que Gor está fora do corpo de Steve, ele volta a sua consciência e tenta destruir o cérebro voador do mal, mas sem sucesso. Quando Gor o está controlando, pode usar seu poder destrutivo, podendo, em um simples olhar negro e metálico, queimar e explodir coisas.


Vol quer capturar Gor quando este não está no corpo de Steve e precisa da ajuda deles. Enquanto isso, para não ser visto, Vol fica no corpo do cachorro do casal.
Após destruir um avião apenas com o seu olhar sádico, ele é investigado pelo xerife local. Steve admite que matou Dan e derrubou o avião e em seguida o xerife segue o mesmo caminho.

No dia em que seriam realizados os testes atômicos, Steve mostra o seu poder destruindo toda uma cidade de testes, como se fosse uma bomba atômica, só com sua olhadinha marota pela janela. Ele conta seus planos diabólicos aos militares, visando escravizar a raça humana para produzir armamentos para dominar Arous e todo o universo, AH AH AH AH AH!!

Ele pede uma reunião com os líderes dos países (mas bem poucos aparecem) ameaçando destruir as capitais daqueles que não concordarem com seus planos.
Vol, que se diz mais poderoso que Gor, apenas diz a Sally o ponto fraco deles: a cada 24 horas eles precisam voltar a sua forma física natural para respirarem oxigênio e neste momento podem ser mortais se atacados na fissura de rolando.
(A fissura de rolando é também chamado de sulco central, que é uma fenda que separa no sentido longitudinal os dois hemisférios do cérebro.)


Sally pesquisa sobre a tal fissura em um livro e deixa uma anotação para Steve na sua mesa. Quando ele chega exausto, Gor sai de seu corpo sob a forma sólida (e suspenso por fios de nylon) e Steve, por sorte, vê o bilhete de Sally e, com o machado convenientemente deixado próximo por ela, começa a atacar Gor diretamente nesta fissura e assim, sem muitos problemas, o mundo está salvo mais uma vez. Enquanto isso, o poderoso Vol fica escondido confortavelmente no cachorro. Quando Sally vai mostrar Vol, ele já não estava mais no cão, e Steve não acredita na história. Seria Vol a representação do poderoso cérebro humano? 


Como já comentado na postagem de Fiend Without a Face, os anos 50 presenciaram uma epidemia de filmes toscos de horror e ficção científica abordando as consequências do uso indevido das armas atômicas. Entre estes filmes, surgiram vários abordando os poderes malignos dos cérebros.

Assim como em muitos outros filmes B da época, a terrível ameaça que pode comandar o universo é um tanto quanto ingênua e facilmente pode ser derrotada.

Este filme lembra muito O Cérebro (The Brain, 1988), um clássico do cinema trash dos anos 80, certamente prestando uma homenagem a estes filmes dos anos 50. 


O diretor austríaco Nathan Juran (aqui creditado como Nathan Hertz) dirigiu diversos clássicos filmes B de ficção científica e fantasia, incluindo A Mulher de 15 Metros (Attack of the 50 Foot Woman), The Deadly Mantis (1957), Os Primeiros Homens na Lua (First Men in the Moon, 1964), A Vinte Milhões de Léguas da Terra (20 Million Miles to Earth, 1957), e Simbad e a Princesa (The Seventh Voyage of Sinbad, 1958), estes três últimos com o mestre dos efeitos stop-motion, Ray Harryhausen. Nathan também trabalhou bastante com séries para TV, como Terra de Gigantes, Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo e Viagem ao Fundo do Mar.

Não deixe de ver este filme "cerebral"!

2 comentários:

  1. Vi q vc posta algumas coisas no meu blog (o Panzercast) e fui atrás do seu e me deparei com uma agradável surpresa!!!!!!!!!!

    Adorei seu Blog!!!!!!!!

    Um grande abraços, continue se trampo q está mto legal e quem sabe não gravamos um cast sobre uns filmes "trasheras antigas" no Panzercast????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Felipe!
      Que bom que gostou do blog. O Panzercast também tá com uma proposta bem legal, trazendo conteúdos não muito abordados nos podcasts atuais.

      Valeu pelo comentário e seria bacana mesmo um cast sobre uns trashs.
      Abraço!

      Excluir