terça-feira, 30 de julho de 2013

Attack of the Killer Tomatoes (EUA, 1978)

Filme: Attack Of The Killer Tomatoes / O Ataque dos Tomates Assassinos
Diretor: John De Bello
Ano: 1978
País: EUA
Duração: 83 minutos
Elenco:  David Miller, George Wilson, Sharon Taylor
IMDb: 4,5



Este filme, produzido em 1978 e dirigido por John De Bello é, indiscutivelmente, um dos principais representantes do cinema trash. Feito de forma independente e com baixo orçamento, o filme não prima pela qualidade e sim pela diversão. E o próprio título (um dos melhores de todos os tempos) já demonstra que não deve ser levado a sério em momento algum, o que é comprovado durante a exibição da película com ideias absurdas e sem sentido. 

Os créditos iniciais, com a ótima música tema composta e interpretada pelo próprio diretor começam o filme em grande estilo. Aparecem anúncios falsos e até a propaganda de "este espaço está disponível", além de uma piada com o filme Pássaros de Hitchcock, citando que no seu lançamento todos riram, mas depois que pássaros realmente atacaram, ninguém estava rindo. Portanto, tenha medo!


A história, basicamente consiste em tomates que, misteriosamente ganham vida e começam a atacar e matar as pessoas, gerando pavor entre todos. Para investigar o caso é designada pelo exército uma distinta equipe. Esta equipe é composta por uma nadadora russa anabolizada, um mestre dos disfarces, um paraquedista e um mergulhador, estes dois últimos que nunca tiram seus equipamentos. Já o perito em disfarces é um homem negro capaz de se passar despercebido por Adolf Hitler com seu característico bigode. Este mesmo ainda consegue se disfarçar de tomate, entrando no esconderijo deles, mas por um descuido é descoberto ao pedir ketchup durante a janta com os gigantes frutos vermelhos.




Depois de uns ataques dos tomates, um grupo do exército discute em uma minúscula sala, onde para entrar é necessário passar por cima da mesa, em uma cena que lembra muito o Monty Python.

Além do humor pastelão e cenas sem sentido, o filme traz algumas críticas (embora não muito profundas) ao governo, mídia e propaganda. Vemos cenas de políticos discutindo e não chegando a acordo algum, o governo tentando esconder a verdade (no caso, os mortais frutos vermelhos - sim, são frutos mesmo), a imprensa disposta a fazer o que for necessário por uma notícia, e empresários que veem em tudo uma oportunidade de negócio.

Grande parte do reduzido orçamento do filme, totalizado em $ 90.000, foi gasto para pagar o helicóptero que acidentalmente caiu, mas que foi, sabiamente usado no filme como se fosse causado pelos tomates kamikazes! Porém, apenas esse empecilho acabou custando $ 60.000, triplicando o valor gasto com todo o filme. Fora isso os efeitos do filme são basicamente tomates normais rolando pelo chão, sem qualquer expressão, como engana o pôster do filme. Ou tomates gigantes toscos que passeiam com rodinhas. Também há uma cena de stop-motion no ataque dos tomates no supermercado, além dos fones de ouvido para o tomate gigante feitos de tampas de privada.


E há algo que nem mesmo os tomates podem suportar: música ruim.



O filme ainda faz algumas piadas com grandes produções, como Superman e Tubarão.

Esta obra gerou mais três filmes em seguida: O Retorno Dos Tomates Assassinos (1988), Os Tomates Assassinos Atacam Novamente (1991) e O Retorno Dos Tomates Assassinos Na França (1992). Também rendeu um desenho animado produzido pela Fox, em 1990 e a THQ lançou o jogo Attack of the Killer Tomatoes, para NES e Game Boy.

Desenho Animado
O jogo de NES

Um clássico para lembrar aquelas tardes onde a TV aberta passava filmes toscos e divertidos.

2 comentários:

  1. Poxa,olhava este filme quando criança no Cinema em Casa no SBT. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons tempos, hein... Cinema em Casa, Cine Trash, Sessão da Tarde e suas comédias anos 80. Agora já não é mais assim..

      Excluir