quinta-feira, 9 de maio de 2013

Redneck Zombies (EUA, 1989)


Filme: Redneck Zombies
Diretor: Pericles Lewnes
Ano: 1989
País: EUA
Duração: 84 minutos
Elenco: Steve Sooy, Anthony M. Carr, Ken Davis 













Seguindo com outra produção distribuída pela Troma, Redneck Zombies inicia com um esteriotipado caipira reclamando do nome do filme e do preconceito com seus conterrâneos. Mas não é um simples caipira e sim um zumbi caipira lilás, que enquanto fala tem sangue esguichado do pescoço. 


Após esta apresentação, Lloyd Kauffman explica alguns detalhes sobre o filme, que foi todo produzido diretamente em vídeo e inspirado no Vingador Tóxico e que seu diretor, Pericles Lewnes, participou de outras produções da Troma como Troma's War e Vingador Tóxico 2 e 3.

O filme começa com legendas citando que um barril de líquido tóxico altamente perigoso desapareceu e que, para alguns cientistas, o seu conteúdo poderia significar o fim do mundo, e a seguir vemos como isso aconteceu. Com todo cuidado do mundo o barril é carregado solto em um jipe guiado por um motorista chapado que perde o controle do veículo fazendo o barril sair rolando e caindo nas mãos dos caipiras locais. Estes que são representados de forma estereotipada  como sendo pessoas idiotas, sujas e de dentes podres e que dão razão ao protesto daquele zumbi caipira antes do início do filme. Entre estes simples cidadães está um gorducho com uma atuação simplesmente cômica, digna de Os Trapalhões. Mas então, com o novo barril, eles decidem aproveitá-lo para fazer um novo alambique, já que o tal gordinho atrapalhado, "acidentalmente" furou todo o antigo a tiros.


Não muito distante está um grupo de pessoas da cidade acampando na floresta, contando histórias e se chapando. Neste momento os caipiras degustam sua nova produção de birita verde tóxica. A partir disso, começam a ter alucinações, visões psicodélicas e multicoloridas (com uns efeitos exagerados), iniciando um processo de mutação, criando bolhas em seu corpo e o fazendo derreter. O que pode ser uma referência ao filme Street Trash, de 1987, onde uma bebida chamada Viper fazia os mendigos derreterem, mas neste caso sem voltar à vida. Ou pode ser apenas uma semelhança acidental.


Após o derretimento dos caipiras pela misteriosa bebida, eles são agora zumbis e passam a atacar os indefesos turistas, os dilacerando com as próprias mãos com tripas por todos os lados. Tudo isto com aqueles efeitos baratos a lá Bad Taste, criativos e nojentos, que funcionam bem e que deixam o filme com aquele toque especial de trash que tanto gostamos. Aliás, se ainda não perceberam, este filme é MUITO TRASH. 



A bebida vai se espalhando pelas redondezas e é consumida inclusive por crianças. Vale aqui ressaltar uma cena épica em que a mãe dá a tóxica bebida na mamadeira de uma criança pequena, que parece usar como berço uma máquina de lavar. Deve ser prática comum por lá dar cachaça para bebês.

A epidemia zumbi vai se alastrando enquanto os turistas vão sendo exterminados. Estes que chegam até a fazer uma incomum e lisérgica autópsia zumbi, no qual o estudante de veterinária descobre que um determinado tipo de desodorante pode decompor os zumbis, mas esta arma nem mesmo é utilizada no restante do filme. 
Não vou contar o desfecho, mas o final eleva ainda mais o nível de trashismo, cheio de sangue, gosmas e nojeiras, ou seja, muita diversão. Ainda se tem uma ideia de continuação, que acho que nunca ocorreu.


Algumas curiosidade, segundo o IMDb: 
O filme foi gravado em 32 dias no decorrer de um ano. 
O diretor Pericles Lewnes acabou sofrendo uma concussão na cena em que o barril de lixo tóxico cai.

Taí um filme barato (estimado em cerca de 10.000 dinheiros) e criativo, com muito trash e diversão, digno das produções da Troma e que merece ser assistido. Além disso, tem uma divertida trilha sonora especialmente feita para o filme. E não deixem de comentar aí.
Este e muitos outros filmes podem ser encontrados no blog Scary Torrent.

Nota IMDb: 4,1
Minha Nota: 7,0 

Leia mais aqui:

Um comentário:

  1. Gostaria de ser colaborador do meu blog ?
    filmelixo.blogspot.com

    Se tiver interesse me manda um email para falarmos melhor

    filmelixo@gmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir