sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Man Behind The Sun (Hong Kong, China, 1988)

Filme: Man Behind The Sun / Campo 731 - Bactérias, A Maldade Humana / Hak taai yeung 731
Diretor: Tun Fei Mou
Ano: 1988
País: Hong Kong / China
Duração: 105 minutos
Elenco:  Jianxin Chen, Hsu Gou, Linjie Hao

Durante a 2ª guerra os militares japoneses invadiram a China e estabeleceram o estado fantoche de Manchukou, na Manchúria. Para expandir seu império faziam experiências com o intuito de produzir armas bacteriológicas e vírus pelo esquadrão Manchu 731. 

Diferente dos dizeres de um poster do filme, que diz "na tradição de faces da morte", Man Behind The Sun não é bem este tipo de filme de execuções. O filme tem um certo caráter documental, explicando a situação no local e mostrando como eram as práticas e as motivações dos militares. Mas, na verdade, a maior parte do filme são cenas mais burocráticas, retratando a chegada do Dr. Shiro Ishii para comandar os experimentos e suas relações com os militares e acompanhamos as peripécias dos soldados mirins e o velho que trabalha no crematório picando e cantando enquanto coloca os pedaços de corpos no incinerador.

Os jovens soldados já aprendem desde cedo à desumanizar os prisioneiros, o que facilita sua execução. Em uma cena sem grande importância, vemos os meninos se arriscando para buscar uma bola, mas eles são descobertos e um deles é morto ao tentar fugir pela cerca elétrica - no único momento que ela parece estar ligada. No dia seguinte são castigados tendo que se arrastar na neve.

Uma mãe é descoberta pelos militares com um bebê e é mandada ao campo 731, enquanto seu filho é enterrado vivo na neve. No campo 731, derramam água gelada em suas mãos para que congelem ao ar livre. Com as mãos congeladas ela tem que colocá-las em um tanque, atrofiando os braços, que em seguida tem a pele facilmente retirada deixando os ossos expostos.



Em outro experimento, que parece uma evolução do anterior, um homem coloca as mãos em uma câmara e as retira congeladas. O médico/cientista bate nelas e as quebra em pedaços. Outros prisioneiros são crucificados próximos à explosivos, não o suficiente para matá-los, mas para desmembrá-los e mutilá-los.

Outro experimento dos mais marcantes é quando um chinês é colocado em uma câmara com um ruído alto, o que o faz inchar e seu intestino explode e salta para fora pelo seu ânus se contorcendo pelo chão como uma cobra. Em outra cena, uma mãe russa é colocada junto com sua filha em uma câmara de gás, para que sejam medidos os tempos das mortes, enquanto as crianças soldado, como em outros experimentos, são obrigadas a assistir o sofrimento das vítimas.




Mas a cena mais forte certamente é quando capturam um menino e abrem seu corpo, removendo seus órgãos, retirando seu coração ainda batendo. Com esta morte, os jovens resolvem se rebelar e espancam seu superior, mas isso parece não causar nenhuma consequência.
Os experimentos não se reduzem apenas à humanos. Um gato é solto em uma sala cheia de ratos que devoram o bichano. 



Alguns dos prisioneiros tentam fugas, mas são metralhados. Outros conseguem escapar durante o experimento das explosões, mas são capturados, ou mortos durante a fuga e vão se empilhando no crematório, um deles, inclusive, ainda vivo, tentando fugir com provas do que ocorria naquele local. Por fim, com a derrota certa do Japão na guerra e da aproximação dos russos, decidem matar os prisioneiros em câmaras de gás e queimá-los em uma grande vala e  destruir o local para não deixar provas. Neste ponto sobra até para os ratos, que aparecem correndo em chamas.

O prisioneiro sobrevivente consegue se disfarçar e está prestes a escapar com os militares e suas famílias, mas é descoberto e morto, terminando de pintar a bandeira japonesa de sangue chinês.



O filme, muitas vezes presente e listas de filmes mais polêmicos ou chocantes, pode não ser visto como tão extremo atualmente, principalmente para quem já tem alguma experiência em filmes violentos, já que são poucas as cenas de mortes. Mas é inegável que o filme provoca desconforto por alguns efeitos bem realistas, principalmente a autópsia do menino e sobretudo por ter sido baseado em uma história real, o que choca pelo quão abominável pode ser o ser humano, e não é de se admirar se o que de fato ocorreu foi algo como representado na tela ou mesmo até pior. Para dar a sensação de realismo nas partes de gore mesmo com um pequeno orçamento, foram usados corpos reais de humanos e animais, inclusive o menino que tem seu corpo aberto.
Sobre o gato que supostamente é devorado pelos ratos, o diretor afirmou que ele foi coberto de mel, e que apenas foi lambido pelos ratos esfomeados e devolvido são e salvo ao seu dono. Já os ratos não tiveram a mesma sorte e foram realmente queimados no final do filme, para a alegria dos fazendeiros locais.
O filme teve mais, até onde eu sei, quatro continuações, o primeiro e o quarto dirigido por Tun Fei Mou e o segundo e terceiro por Godfrey Ho. Também teve o filme Philosophy of a Knife, que trata sobre a unidade 731 e tem mais de quatro horas de duração. Se alguém recomenda ou não estes filmes, deixe sua opinião nos comentários.

Segundo alguns historiadores, estima-se que 250 mil homens, mulheres e crianças foram submetidos aos experimentos realizados no Campo 731, também conhecido como Unidade 731. A grande maioria das vítimas eram chineses, embora também houveram prisioneiros soviéticos, mongóis, coreanos e aliados. 
Os pesquisadores envolvidos na Unidade 731 ao invés de serem devidamente julgados por seus crimes, receberam imunidade dos Estados Unidos em troca dos dados de suas pesquisas, assim como o que aconteceu com os pesquisadores nazistas. Acredita-se que os Estados Unidos utilizaram os resultados destas desumanas pesquisas para seu próprio programa militar.



Um pouco sobre o Cat. III:
Man Behind The Sun, ou "Campo 731 - Bactérias, A maldade humana", no Brasil, fez sucesso na época de lançamento e estreou, em 1988, a Cat. III, classificação de Hong Kong permitida apenas para maiores de 18 anos, em razão de seu nível de violência gráfica. A indústria percebeu que existia uma grande demanda por filmes com conteúdo extremo, resultando em um grande estouro de filmes repletos de sexo e violência.
A classificação de categorias era separada da seguinte forma:
I: Para todas as idades;
IIa: Não adequado para crianças;
IIb: Não adequado para jovens;
III: Não aprovado para exibição para menores de 18 anos.
As categorias I, IIa e IIb eram advertências apenas e não tecnicamente ilegais para crianças assistirem no cinema, diferente da categoria III. Geralmente os filmes Cat. III não eram censurados, com algumas exceções como Dr. Lamb e The Untold Story. Alguns filmes também foram banidos. 

Os filmes Cat. III fizeram muito sucesso nos anos 90, sendo que quase 50% dos filmes exibidos nos cinemas de Hong Kong, alguns tendo sucesso de filmes mainstream, como Chinese Torture Chamber Story. Isto é uma coisa não tão comum no ocidente, onde filmes extremos costumavam sair diretamente para vídeo. Atores de filmes Cat. III também tinham um grande reconhecimento, como o caso de Anthony Wong, que ganhou o prêmio de melhor ator no Hong Kong Film Awards de 1994 por The Untold Story.

Os filme Cat. III não se limitavam à apenas um gênero, podendo ser de ação, horror, suspense e até mesmo comédia, desde que possuíssem conteúdo com violência, ou sexo, ou abordassem temas tabu. Alguns até envolvem elementos de gêneros diferentes, como Riki-Oh e Eternal Evil of Asia. Novamente citando The Untold Story, que contrasta cenas das atrocidades de um cruel assassino com cenas de comédia. Ainda sobre este filme, diversos filmes utilizam histórias similares de assassinos em série, muitas vezes envolvendo violência sexual com cenas pesadas, como nos filmes Ebola Syndrome, Red To Kill, Daughter of Darkness, Dr. Lamb e Taxi Hunter.

Comparando os filmes Cat. III com a lista britânica dos video nasties, por exemplo, percebemos que os Cat. III tinham mais liberdade, sendo exibidos em grandes cinemas para muitos expectadores, enquanto os video nasties, que muitas vezes eram feitos diretamente para vídeo, geraram toda uma manifestação por parte de entidades conservadoras, com o auxílio da mídia, tentando censurar e proibir estes filmes - tanto que muitas fitas foram apreendidas e até queimadas - usando de reportagens mentirosas e sensacionalistas relacionando qualquer crime à influência dos filmes e com a desculpa de sempre de "corromper as nossas crianças". Bom, mas isso é assunto para uma outra oportunidade.

Alguns filmes anteriores à 1988 foram reclassificados e passaram a integrar a lista de Cat. III, como Centipede Horror, Devil Fetus, Seeding of a Ghost, The Rape After e The Seventh Curse. 
O período de maior produção destes filmes foi entre 1988 e 1999, como: A Chinese Torture Chamber Story, Brother Of Darkness, Daughter of Darkness, Diary of a Serial Killer, Dr. Lamb, Ebola Syndrome, Erotic Ghost Story, Eternal Evil of Asia, Her Vengeange, Naked Killer, Peeping Tom, Raped by an Angel, Red To Kill, Riki-Oh, Robotrix, Run and Kill, Sex And Zen, Taxi Hunter, The Untold Story, entre muitos outros.
Filmes mais recentes também ganharam esta classificação, como: 3 Extremes II, Three... Extremes, Dumplings, Gong Tau, Human Pork Chop.

2 comentários:

  1. Espero que volte a escrever com mais frequência, seu blog faz falta no mundo trash. Abs Alan !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, cara.
      Quero postar mais alguns filmes de Hong Kong na sequência.
      Abraço!

      Excluir