domingo, 11 de maio de 2014

Plaga Zombie: Zona Mutante (Argentina, 2001)

Filme: Plaga Zombie: Zona Mutante
Diretor: Pablo Parés, Hernán Sáez
Ano: 2001
País: Argentina
Duração: 101 minutos
Elenco: Berta Muñiz, Pablo Parés, Hernán Sáez 
IMDb: 5,9


Após a contaminação que zumbificou toda a cidade, descobrimos o motivo da epidemia. O governo havia feito um pacto com os alienígenas para testar um vírus em uma área limitada, mas rapidamente a cidade inteira foi contaminada tornando todos em zumbis, com exceção dos nossos três heróis.

Agora, eles são liberados pelo FBI e deixados novamente na cidade repleta de zumbis multicoloridos. Max Giggs, Bill Johnson e John West, que de alguma forma se recuperou da morte no filme anterior, juntamente com mais alguém deixado em um saco e que é carregado por eles por boa parte do filme.

Rapidamente os zumbis aparecem e se iniciam os confrontos e fugas. Uma coluna arrancada pelo pescoço, zumbis rasgados ao meio e um braço usado como arma são alguns destaques do primeiro duelo. A comédia também está presente durante todo o filme. Em uma das cenas, Bill se depara com um zumbi segurando seu intestino “peidante” e o usando como uma mangueira de fluídos fecais. Sua própria arma acaba munindo o adversário, que pega o intestino, sai correndo e depois o amarra com ele.  



Max e Bill, tentando encontrar a saída da cidade, descobrem que estão ilhados e não há como escapar. Neste instante Bill encontra um agente do FBI que possui um DISQUETE (sim, o filme se passa no longínquo ano de 1997), com o mapa da única saída da cidade.


Com o disquete, o trio vai até a casa de Max para usar o computador e tentar abrir o mapa, porém, a decodificação do mesmo levaria 12 horas!  A informática ainda tinha muito a evoluir.
John inocentemente atende a ligação do FBI e informa a sua localização, o que faz com que os mesmo tenham que sair da casa, enquanto o computador fica processando.


Rodeados por uma legião de zumbis, percebem que os mesmos ficam catatônicos olhando para o céu e são controlados por uma nave alienígena. Esta cena me lembrou a do filme brasileiro Zombio (1999) de Petter Baiestorf. 

Eles vão à casa de John e Bill percebe que as facas misteriosamente desapareceram. Enquanto John e Max se divertem em um momento videoclipe de ídolo e fã, com as canções do passado famoso de John West, Bill abre o saco e de lá saí um garoto bobo e muito chato, também chamado Max e que, por coincidência também é grande fã de Bill. Isto deixa Max Giggs enciumado e raivoso por perder a atenção.

Matar zumbis com garfos e colheres não é pra qualquer um


Quando Bill e John saem atrás de suprimentos, Max não controla sua raiva e acaba por esquartejar o corpo do novo Max. Logo a seguir a casa é invadida por zumbis e Max é atacado.
Pra complicar, após as 12 intermináveis horas de decodificação do disquete, é necessário inserir o segundo disco.

Os remanescentes sofrem um ataque surpresa e acordam em um caminhão carregado de humanos e são deixados no comitê central dos zumbis. A sociedade dos zumbis é organizada e sindicalizada, e agora comandada por Max, que se transformou parcialmente em zumbi. 


Eles são salvos pelos rebeldes que chegam massacrando os rebeldes das mais diferentes formas e mostram-se os responsáveis pelo desaparecimento das facas da cidade.
Neste momento os três se desentendem e discutem sua relação. Após discurso inspirado (e com direito à cola), eles voltam a se unir. 


Os rebeldes parecem se divertir ao facilmente ir exterminando os zumbis, mas eles se enganam se pensam que o desfecho será assim tão tranquilo. Os seres começam a se decomporem, mas ainda contarão com uma ajuda externa, provando a profundidade e as muitas camadas deste filme. 
Não se desespere, a aventura ainda não chegou ao fim! Continua em Plaga Zombie: Zona Mutante: Revolución Tóxica.

Plaga Zombie: Zona Mutante, apesar de feito 4 anos depois, é a sequencia direta do primeiro filme, acontecendo alguns minutos após os fatos finais do anterior. Com um orçamento de $ 3000, seis vezes maior que o primeiro, mas ainda baixíssimo, eles fizeram um ótimo filme dentro de suas possibilidades, apresentando muitas evoluções técnicas. Os efeitos são funcionais, é até bem filmado, com diálogos engraçados e existem boas cenas de lutas, com direito à uma edição com cortes rápidos. 
Plaga Zombie: Zona Mutante é repleto de humor com cenas hilárias e muitas mortes criativas. Ainda conta com composições próprias, como a música de John West, cena que mais parece um videoclipe, coisa que a produtora acabou fazendo bastante.
Os argentinos da Farsa Producciones conseguiram algo não muito comum no cinema: fazer uma sequência melhor que o filme original. Fizeram bem ao explorar mais do universo criado com o primeiro filme, contando com um trio de heróis carismáticos e engraçados, que lembram outros matadores de zumbis/aliens como Lionel do Fome Animal, Ash do Evil Dead e a turma do Bad Taste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário