terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

The Green Slime (Japão, Estados Unidos, 1968)


Filme: The Green Slime / O Lodo Verde (Brasil) / Batalha para Além das Estrelas (Portugal) 
Diretor: Kinji Fukasaku
Ano: 1968
País: Japão / Estados Unidos
Duração: 90 minutos
Elenco:  Robert Horton, Luciana Paluzzi, Richard Jaeckel 

Na estação espacial Gamma 3, um gigantesco asteroide batizado de Flora em rota de colisão com a Terra é detectado pelo radar, já prestes a se chocar. Para resolver o problema, o comandante e canastrão Jack é enviado para Gamma 3 para formar uma equipe e explodir o asteroide. 



Lá ele se encontra com o comandante Vince, um antigo amigo que irá se casar com a doutora Lisa, sua ex-namorada. Uma equipe é formada e eles pousam no asteroide onde fazem as escavações para a instalação das bombas. Neste meio tempo, encontram um laguinho com uma espécie de lodo verde gosmento. O cientista desajeitado deixa um deles cair em um dos equipamentos, e isto parece dar mais vida ao lodo. 


Feito o serviço, eles tem pouco tempo e precisam sair rapidamente para não serem atingidos pela explosão. O cientista, como sempre, quer levar um espécime do lodo, mas Jack os joga no chão. Mesmo assim, como era de se esperar, um pedaço fica preso na roupa de um deles. 


Após a explosão e uma chuva de destroços, em que Jack, tentando mostrar sua macheza, acelera a nave na velocidade de 10 G e ainda consegue ficar em pé e falante, eles sobrevivem e a Terra está a salvo! Todos comemoram na volta da equipe. Mas, enquanto isso, suas roupas passam pela descontaminação, o que faz com que o lodo cresça, ficando gelatinoso e piscante. O sábio operador do aparelho vai checar e acaba sendo a primeira vítima.


A seguir outro homem é atacado por estranhos tentáculos. Descobre-se então, que os seres alimentam-se de energia e podem matar eletrocutando as pessoas. Rapidamente as criaturas vão crescendo e tomam a forma de um monstro com um olho-boca brilhante e dois braços-tentáculo (e com um homem dentro da fantasia, é claro).

O cientista descobre através do sangue verde dos monstros, que suas células possuem alto poder de crescimento e multiplicação e logo, várias criaturas se formam.



A solução encontrada é desligar todas as luzes da base e atraí-los através de faróis, isto funciona, mas como estão em grande número, tomam conta do local e causam uma grande explosão, o que acaba abrindo um buraco e muitos dos monstrinhos saem e ficam passeando por cima da base. Os astronautas os seguem e ficam bisonhamente duelando por lá.

Eles evacuam Gamma 3, indo para outra base, mas Jack está lá e Vince vai para ajudá-lo. Eles conseguem ligar os motores da base, saltam para o espaço e são facilmente apanhados pela nave enquanto a estação explode ao entrar em contato com a atmosfera terrestre. O que é uma pena, já que ambos mereciam morrer.

-------------------------------------------------------------------
Bem, este filme de belo nome, muito bem traduzido como O Lodo Verde, é extremamente tosco e mal feito, e o que, naturalmente, o torna minimamente interessante. Vejamos alguns pontos positivos do filme: foguetes balançando no espaço, miniaturas e maquetes, os engenhosos equipamentos eletrônicos, os astronautas flutuando e duelando com as criaturas no lado de fora da estação espacial, os monstros de borracha de braços molengas, o roteiro "bem elaborado" e as situações cientificamente impossíveis. Estes pontos já são motivos o suficiente para apreciarmos esta bela tranqueira.

Mas todos estes defeitos não tornam este filme ruim em um bom filme ruim, apenas mediano. Os monstros são bem idiotas e lerdos, poderiam ao menos promover uma carnificina maior ou serem mais nojentos e pegajosos. Em certos momentos, o filme é até entediante. Ainda assim, para quem gosta dos filmes sci-fi de monstros dos anos 50, rende um certa diversão.

O Lodo Verde foi uma coprodução entre Japão e Estados Unidos dirigido pelo japonês Kinji Fukasaku e filmado no Japão, nos estúdios Toei Company, para reduzir os custos, e produzido pela MGM. O filme fez uma junção dos já mencionados filmes americanos dos anos 50, com os típicos monstros   japoneses. O início, quando as criaturas ainda são apenas gosmas verdes, remete um pouco à Bolha Assassina (The Blob, 1958), mas depois acaba por se tornar um filme com monstros tipicamente japoneses, mas em escala humana.

O filme Armageddon parece ter usado a ideia inicial de O Lodo Verde, quando uma equipe é enviada para destruir o asteroide que irá se chocar com a Terra. Mas O Lodo Verde é bem mais interessante e divertido e, além disso, possui uma música tema bem menos merda que a do blockbuster americano. A singela canção diz:

“What can it be; what’s the reason?
Is this the end to all the seasons?
Is this something in your head?
Would you believe it when you’re dead?
You’ll believe it when you find
something screaming across your mind ...green slime!"

Kinji Fukasaku também dirigiu o bom filme Batalha Real (Battle Royale) em 2000. 
The Green Slime ainda é citado no filme 42nd Street Forever Volume 1, onde são apresentados os trailers de diversos filmes B.

2 comentários:

  1. MUITO FODA O BLOG! só trashera! continue nos brindando com essas perolas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Crustie!
      Valeu por seguir o blog e pelo comentário.
      Aos poucos eu vou postando mais destas obras da sétima arte.

      Excluir