quarta-feira, 13 de maio de 2015

Le notti del terrore (Itália, 1981)

Filme: Le notti del terrore / Burial Ground / Noites de Terror
Diretor: Andrea Bianchi
Ano: 1981
País: Itália
Duração: 85 minutos
Elenco: Karin Well, Gianluigi Chirizzi, Simone Mattioli

Em uma tumba, um arqueólogo descobre o segredo sobre a vida além da morte e o prova da pior forma ao ser atacado por mortos em decomposição que voltam à vida.
Depois disso, três casais vão à uma mansão e aguardam pelo cientista que não aparece. Um dos casais leva o filho Michael, uma versão reduzida de Dario Argento (que na época já tinha 26 anos e interpreta uma criança), sempre com um olhar assustador. Michael, como é apaixonado pela mãe, vive interrompendo as transas e beijos de seus pais.

No dia seguinte, os casais vão dar um passeio pelo quintal da casa e eventualmente um deles aproveita o belo gramado para iniciar uma rápida diversão à dois. Assim como os pais de Michael, eles também são interrompidos, mas desta vez não é pelo pequeno e sim por zumbis decompostos e cheios de larvas que estavam convenientemente enterrados no quintal da casa e que começam a sair da terra.



A seguir, os zumbis iniciam o seu ataque pelo pai de Michael (para a alegria dele), e o devoram rasgando sua pele com as frias mãos e extraindo seus órgãos.
Mais zumbis aparecem, e uma das mulheres pisa em uma armadilha de urso e fica presa. Os lentos zumbis vão sendo atingidos com grandes pedras que esmagam seus crânios ou são queimados vivos, digo, mortos. 


As pessoas correm para a casa e se trancam nela. Mas a casa está escura, pois quando os mortos sairam de suas tumbas, isto de alguma forma causou interferências na rede elétrica fazendo explodir as lâmpadas da casa (deve ter sido uma desculpa pra ter um ambiente escuro, ou para economizar em iluminação). 
Mas o pessoal não conta com as habilidades dos zumbis com ferramentas, pois quando a empregada vai fechar uma janela, um zumbi de boa pontaria joga um prego que prende a mão da mulher, facilitando o trabalho dos demais que arrancam sua cabeça com um gadanho!


A horda de zumbis rurais organiza uma revolução armados de picaretas, enxadas, gadanhos e machados e com estas ferramentas tentam passar pela porta. Além disto, os zumbis também podem escalar pelas paredes e conseguem entrar na casa.
Em uma "homenagem" ou simples plágio à Lucio Fulci, um dos zumbis quebra uma janela, segura uma mulher pelos cabelos e a puxa, com seu olho de encontro com a ponta afiada do vidro quebrado, mas considerando o orçamento zero, o resultado não é tão bom quanto o filme do mestre do gore.
Michael, o pequeno tarado, agora sem o pai se aproveita da mãe mas é repreendido e foge tristonho. Lembram da garota do olho perfurado do parágrafo anterior? Pois é, parece que a ferida no olho a transformou em zumbi e ela aproveita para fazer uma boquinha com o braço de Michael.
Os mortos finalmente conseguem invadir a casa e os vivos se vêem acuados. Michael volta para comer sua mãe, mas não como queria enquanto vivo, agora como zumbi ele a devora o seu seio arrancando um pedaço.
Sem saída, os sobreviventes são encurralados e assim termina o filme com a mensagem pessimista de que não há saída. Ou será que apenas não souberam pensar em um final?


Le notti del terrore ou Burial Ground, como é mais conhecido, foi fruto de um ciclo de filmes italianos de zumbis que vieram após o sucesso de Zombie, de Lucio Fulci. Se o próprio Zombie, que também é conhecido por Zombie 2, para aproveitar a fama de Despertar dos Mortos (lançado na Itália como Zombie) já mostrava a picaretagem italiana, então imagine os outros títulos que vieram em seguida. Burial Ground não é diferente, com cenas copiadas do filme de Fulci, como quando os zumbis cheios de vermes saem da terra, ou quando a mulher tem o olho perfurado. O filme é repleto de situações que involuntariamente acabam sendo hilárias, atuações ridículas e um roteiro quase inexistente. Ainda assim, seus zumbis são inovadores ao se organizarem em grupo em busca de seu objetivo (se alimentar dos vivos) e habilidosos para usar ferramentas e escalar paredes.
É um filme capaz de gerar ódio aos apreciadores da crítica social de Romero e ainda mais dos que gostam dos zumbis modernos. Mas há algo de inexplicável nele que o torna fascinante, talvez apenas os que admiram o mais sincero mau gosto cinematográfico percebam isto e se divirtam com este belo filme horrível. 


O roteirista Piero Regnoli está creditado em mais de 110 filmes, entre eles Os Vampiros (I Vampiri, 1957), de Mario Bava, Nightmare City (Incubo Sulla Città Contaminata, 1980), de Umberto Lenzi, Patrick viva ancora (1980), a sequência não autorizada do filme australiano Patrick e Demonia (1990) de Lucio Fulci.
Já o diretor Andrea Bianchi também dirigiu Strip Nude For Your Killer (Nude per l'assassino, 1975), entre outros filmes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário