sexta-feira, 21 de março de 2014

Society (EUA, 1989)

Filme: Society / A Sociedade Dos Amigos do Diabo
Diretor: Brian Yuzna
Ano: 1989
País: Estados Unidos
Duração: 99 minutos
Elenco:  Billy Warlock, Devin DeVasquez, Evan Richards

Resumo do filme:
Billy é um jovem rico, esportista, popular e com cabelos mullets, que está concorrendo para as eleições do colégio. Diferente de sua irmã, Jenny, não tem um relacionamento muito bom com os pais. Ele começa a ter pesadelos e passa a ter medo dos próprios familiares, achando que algo de ruim irá acontecer. 

Em suas visões ele vê vermes e lesmas na comida, mutações nas pessoas, como quando vê uma bunda frontal em sua irmã ou quando vê a pele dela borbulhando.
David, o ex-namorado de Jenny, grava a família falando sobre como será a iniciação de Jenny em uma nobre sociedade, formada por pessoas poderosas. Os pais dela, contam que após a ceia, deve ser feito sexo com o escolhido da sociedade. Nesta gravação, Jenny parece já praticar o ato com os próprios pais.


Billy, irritado, deixa a fita com o psicólogo, mas mal sabia ele que este também é um integrante da sociedade secreta.
Voltando ao médico, Billy se depara com uma fita diferente, e acha que todos estão conspirando contra ele. Ele combina com David para conseguir outra fita, mas este sofre um "acidente" e morre. 


Billy é preso em casa quando ocorre a festa da sociedade e se depara com coisas muito estranhas. As pessoas tiram a roupa e começam a derreter, sofrendo mutações, unindo-se umas às outras. Criam-se formas surreais e nojentas, rostos saindo da bunda, pessoas deformadas e todos tornam-se um ser que vai se renovando com o sacrifício de outros que não se adéquam à sociedade. 



Billy aproveita-se desta elasticidade da sociedade para vencer Ferguson, o valentão da escola. Ele dobra o braço de Ferguson e enfia no orifício anal deste, saindo pela boca e os olhos saltando das órbitas. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Até o inesperado e bizarro final, o filme dá a impressão de mais uma película comum dos anos 80, mostrando algumas deformidades e coisas estranhas, mas é a cena final, com imagens difíceis de descrever, que é o grande mérito e o que faz valer o filme todo. Os efeitos grotescos da junção de corpos decompostos nos remetem à outros filmes que exploram o body horror, como Do Além (From Beyond), dirigido por Stuart Gordon e com produção do próprio Brian Yuzna. Filme este que é baseado em uma obra de H.P. Lovecraft, algo comum no trabalho de Yuzna e que certamente também foi influente em Society. Outros filmes com deformações do corpo que podemos citar são O Enigma do Outro Mundo (The Thing, 1982), de John Carpenter, o australiano Corrosão (Body Melt, 1993) e Videodrome (1983), de David Cronenberg, bem como boa parte da filmografia do diretor canadense. Society não é um filme tão profundo como Videodrome, mas certamente tem sua dose de crítica à uma sociedade que não é o que aparenta, baseada na posição social e que, para crescer e ficar mais forte, literalmente engole aqueles que são diferentes e que não se adaptam à ela.

O filme foi lançado em 1989 na Europa, onde foi bem recebido, e somente em 1992 teve seu lançamento nos EUA, onde, curiosamente, não teve grande destaque, talvez pelas ideias contidas no filme, como o próprio diretor afirma. 

O filipino Brian Yuzna, cujo primeiro trabalho de direção foi justamente Society, também participou como produtor, juntamente com o mestre dos filmes B dos anos 80, Charles Band, de clássicos dirigidos por Stuart Gordon, como Re-Animator e Do Além. Também dirigiu as continuações de Re-Animator, O Dentista 1 e 2 e Necronomicon, entre outros. Curiosamente, acreditem, ele foi, também juntamente com Stuart Gordon, o roteirista das comédias da Disney Querida, Encolhi as Crianças (1989) e Querida! Estiquei o Bebê (1992).

Os efeitos grotescos de Society foram responsabilidade do japonês conhecido como Screaming Mad George, colaborador frequente de Brian Yuzna, tendo trabalhado com o mesmo também nos filmes já citados, além de Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986), de John Carpenter, sendo responsável pela clássica cena em que o sujeito incha como um balão.

Yuzna, Cara de bunda e Screaming Mad George

O título nacional A Sociedade dos Amigos do Diabo dá a impressão de se tratar de uma seita satânica, o que não é bem o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário