segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Turbo Kid (Canadá, Nova Zelândia, 2015)


Filme: Turbo Kid
Diretor: François Simard, Anouk Whissell, Yoann-Karl Whissell
Ano: 2015
País: Canadá / Nova Zelândia
Duração: 93 minutos
Elenco:  Munro Chambers, Laurence Leboeuf, Michael Ironside

Em um futuro pós-apocalíptico passado no ano de 1997, após guerras sem fim, a humanidade destruiu a si e ao mundo, e agora sofre com um inverno nuclear e com a escassez da água, que se tornou tóxica com as chuvas ácidas.

Neste mundo perigoso, mais especificamente em Wasteland, que é dominada por Zeus e sua impiedosa gangue que detém a distribuição de água, existem corpos e destroços por toda parte. As pessoas que restaram são sujas, deformadas e com próteses mecânicas adaptadas à seus corpos. Um garoto tenta sobreviver como pode com sua bicicleta, o principal meio de transporte, caçando ratos mutantes e procurando bugigangas para trocá-las por mantimentos de extrema necessidade como água não tão limpa e gibis do seu herói preferido, o Turbo Rider.

Um dia o garoto conhece Apple, uma moça sorridente e impertinente, sedenta por amigos, que logo passa a morar e a fazer tudo com ele.
Outro sobrevivente é Frederic (o Indiana Jones pós-apocalíptico), um lutador de queda de braço, que é pego pela gangue de Zeus, cujo principal capanga é um sujeito com máscara de caveira e um lançador de serras adaptado ao braço, chamado Skeletron. Este acaba cortando a mão de Frederic quando ele tenta fugir.

Apple é capturada por uma espécie de Kung Lao ciclista e o garoto consegue fugir, indo cair em uma porta subterrânea que na verdade é a nave enterrada de Turbo Rider em pessoa. O garoto pega os acessórios do herói morto e agora torna-se o Turbo Kid!
Apple é levada junto com Frederic, em uma piscina vazia, onde terão que duelar com alguns gladiadores de Zeus. Os corpos dos derrotados serão triturados em uma espécie de liquidificador que transforma os restos humanos em água potável. 

Turbo Kid aparece para salvar Apple, mas como ainda não domina os seus novos poderes, é colocado na piscina junto com os demais. Agora eles terão que duelar para salvar suas vidas. Mas esta piscina reserva um grande banho de sangue, a começar por Apple e seu "pau de gnomo" que inicia o massacre, com direito às mais diversas mutilações e esmagamentos. Turbo Kid recorre ao seu martelo e machete, até que finalmente aprende a usar sua Turbo Luva fazendo um estrago com seu laser mortal. 


Eles conseguem fugir, mas Zeus inicia uma caçada a eles.
Durante o confronto, Apple leva um tiro, mas estranhamente sobrevive, então sabemos que ela é um robô, mas agora está danificada e irá desligar em pouco tempo se não substituírem a peça atingida. Seguindo a dica de um vendedor conhecido pelo garoto, os dois partem em busca de uma peça substituta no cemitério de robôs. Mas este homem acaba sendo pego e confessa a localização dos dois após ser torturado por Zeus com seu macabro invento, em que as entranhas da vítima estão ligadas à roda de uma bicicleta e extraídas conforme os pedais giram.

Os jovens são encontrados pela gangue de Zeus. Turbo Kid consegue eliminar dois deles com seu laser, mas Apple é decepada por Skeletron e o garoto cai em um lugar com um gás tóxico, que o faz desmaiar. Com isso ele sonha e lembra-se que Zeus e Skeletron foram quem retalharam os seus pais, não sem antes sua mãe deixar Zeus caolho com uma flechada.



Turbo Kid é salvo por Frederic e ambos vão atrás de vingança contra Zeus. Eles se encontram, mas antes terão que passar pela turminha da pesada de Zeus e suas diversas armas, mas contarão com a ajuda de Apple e seu novo corpo robótico.
Turbo Kid, com sua Turbo Luva e armas como um martelo e uma machete e Frederic com sua nova mão mecânica, transformam seus oponentes em guisado em uma batalha brutal, restando apenas Skeletron, que é eliminado a lá Bagman com o uso de um guarda-chuva, também necessário para protegê-lo da chuva de sangue resultante (ao estilo Tokyo Gore Police).
Mas Zeus também é um robô super poderoso e Turbo Kid precisará aproveitar a própria energia de Zeus para eliminá-lo!


Turbo Kid, co-produção entre Canadá e Nova Zelândia, nos lembra diretamente filmes pós-apocalípticos como Mad Max, porém sem veículos possantes e sim com bicicletas, o que até parece mais plausível em um mundo em destroços e com escassez de recursos. O filme também lembra as recentes homenagens aos anos 80, como Kung Fury, inclusive com uma característica trilha sonora e estética que nos remete àquele período. Mas algo que favorece Turbo Kid em comparação com este curta é o gore abundante e altamente divertido e maior uso de efeitos práticos, além de possuir um orçamento bem menor. 

Num primeiro momento, Turbo Kid pode parecer ter se inspirado em Kung Fury, que surgiu em 2013 como trailer falso com o mesmo estilo musical e visual oitentista videogamero, mas basta lembrar que Turbo Kid foi uma adaptação e ampliação do curta T Is For Turbo, de 2011, o qual participou da seleção para a antologia The ABC's of Death, mas não foi aprovado, dando lugar ao também ótimo T is for Toilet. 

Curta T is For Turbo:

Este foi o primeiro longa e um ambicioso projeto dos jovens diretores François Simard, Anouk Whissell e Yoann-Karl Whissell, da pequena produtora canadense RoadKill SuperStar. Sim, é isto mesmo, é o mesmo pessoal que produziu o lendário curta Bagman, inclusive utilizando lições aprendidas neste curta e fazendo diversas referências à ele, utilizando algumas das mortes hilárias, o uso peculiar do guarda-chuva, e até um dos vilões usando um saco na cabeça. Coincidência?

Com mais recursos, o trio que costumava ser protagonista nos seus curtas, se limitou a escrever e dirigir o filme, fazendo pequenas aparições no filme. Anouk e Françoius atuaram como os pais do garoto e Yoann-Karl foi um dos guardas que foi massacrado. Para os papéis principais, eles convocaram atores mais gabaritados, principalmente Michael Ironside, que atuou como o vilão e tem no currículo filmes como Horário de Visitas, Scanners, O Vingador do Futuro, Tropas Estelares, entre muitos outros. 

Turbo Kid mostra que, com um maior orçamento, o trio também é capaz de fazer trabalhos mais bem acabados e menos trash, mas sem perder a sanguinolência costumeira do seu currículo, inclusive adicionando uma história bonitinha e inocente com o romance adolescente, o que teria tudo para dar errado, mas particularmente achei o resultado bem interessante.
Recomendo!